História da AUFM

A Associação Ubatubense de Futebol de Mesa é uma entidade sem fins lucrativos, que visa desenvolver e administrar o futebol de botão na cidade de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. É composta pelos associados, que integram uma Diretoria e um quadro de membros. A Diretoria é eleita para mandatos de um ano. Todos os associados podem candidatar-se à Diretoria e todos os associados podem participar dos torneios.

Fundada em 1995, utilizou a bolinha “chata” (pastilha) até o ano 2000, quando utilizava uma regra própria, chamada de “Regra Caiçara”. A partir de 2001, implantou a regra “12 Toques” e passou a utilizar a bolinha de feltro.

Em 2006, botonistas da AUFM passaram a participar dos torneios Abertos da Federação Paulista. Em 2007, a AUFM finalmente filiou-se à Federação, e mais associados passaram a disputar seus torneios Abertos, alguns com bom destaque, como o master Edson Sírio e os juvenis Paulinho Garcia, Eric Srilis Mourão e Pedro Nícolas.

Internamente, a AUFM conta com cerca de 16 adultos e 20 juvenis disputando regularmente seus eventos, compostos de um circuito principal chamado “Grand Slam” (composto pelos 5 principais eventos promovidos) e os Torneios Regulares, menores em importância se comparados ao Grand Slam. O calendário é anual e todo evento conta pontos para o Ranking Municipal de Ubatuba, que classifica os 8 melhores botonistas, ao final do ano, para as Copas dos Campeões (adulta e infanto-juvenil), além de servir de parâmetro para a escalação da Equipe oficial da AUFM nas disputas da Liga LitoVale e da equipe de Ubatuba nos torneios inter-municipais como os Jogos Regionais.

A AUFM mantém, em parceria com a FUNDAC, (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba) uma Escolinha para jovens de até 17 anos, em que são ensinados os fundamentos do esporte, na teoria e na prática, além de noções de desportividade, bom comportamente, companheirismo, etc. Os resultados alcançados estão acima do esperado e 4 juvenis já passaram a disputar os torneios Adultos na AUFM e Paulinho Garcia, aluno da Escolinha, está desde o início de 2007 entre os 10 primeiros do ranking infanto-juvenil da Federação Paulista. 

 

HISTORIA…   DE   1995  Á  2004

Desde 1995 a AUFM procura desenvolver atividades relacionadas ao esporte conhecido como “jogo de botão” em nossa cidade. É uma entidade sem fins lucrativos, que visa divulgar o esporte das palhetas em Ubatuba, aumentando assim o número de praticantes a ela filiados. Conheça aqui a nossa história: 
 

O nascimento

Fundada no chuvoso Sábado de 28 de Outubro de 1995, por Cláudio Oliveira Júnior, Luciano Caliani, Ralph Luiz Solera e Sílvio César Fonseca, sob o testemunho de Penha Fonseca, a então F.B.U. (Federação dos Botonistas de Ubatuba) nasceu em caráter experimental. Ela foi idealizada para reger os campeonatos de futebol-de-mesa de Ubatuba, mas acabou crescendo e abrangendo outras áreas, como futebol digital e palavras-cruzadas e hoje tem importante papel social e filantrópico na cidade de Ubatuba. 

Quando a FBU foi fundada pelos quatro botonistas, os campeonatos já eram jogados a mais de um ano. A criação da entidade foi uma tentativa de organizar as atividades dos jogadores e atender à uma cobrança de Sílvio  Fonseca, maior mentor do sonho, que já via a necessidade de existir na cidade um centro para os praticantes deste esporte.  
 

O crescimento

Aos poucos, o número de membros foi aumentando. A repercussão da criação da entidade trouxe quatro novos jogadores, que se juntaram aos fundadores para a disputa dos campeonatos e a partir daí o número de associados cresceu ano à ano. 

Após 2 anos e meio de sucesso, a FBU foi transformada, em Julho/98, na AUFM (Associação Ubatubense de Futebol-de-Mesa), foi registrada em cartório e oficializada. É a realização de um sonho para os sócios-fundadores, que começaram jogando botão em um “estrelão” na varanda da casa do membro Luciano Caliani. 

Com a mudança de nome para AUFM e a regularização, a entidade pôde ser reconhecida fora de Ubatuba, através do site e de matérias em jornais da região.  
 

Atualidade

Percebendo que sua estrutura amadora não suportava mais o crescimento do número de associados, a AUFM resolveu se profissionalizar: no ano 2001, elegeu uma diretoria oficial (formada pelo presidente Sílvio César Fonseca e pelos diretores Ralph Luiz Solera, Eduardo Ilário, João Lopes e Alexandre Augusto), estabeleceu um calendário e oficializou-se como a entidade que cuida do futmesa em Ubatuba. Ganhou apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal e passou a ter uma sede administrativa, que fica no ginásio de esportes Tubão. 

Em 2001, por conta do calendário, as temporadas passaram a ser anuais, com os torneios repetindo-se apenas uma vez ao ano e tendo no Campeonato Municipal o principal evento da modalidade na cidade de Ubatuba. Também em nome do crescimento e da organização, os jogadores passaram a competir com seus próprios nomes e não mais com o nome de times, como era até 2000, e a regra 12 toques, da FPFM foi adotada.

Em 2004 a AUFM conta com aproximadamente 30 associados, têm suas atividades relatadas nos dois maiores jornais de Ubatuba, tem sua sede em parceria com patrocinadores e registrou-se em cartório para que num futuro próximo consiga filiar-se à FPFM. Para isso, a AUFM precisa de apoio da iniciativa privada. Clique aqui e saiba como ajudar a AUFM.

 

FONTE : http://www.futmesaubatuba.com.br

 

 

Deixe um comentário